listas livros

Para além de Sherlock Holmes: 6 detetives inesquecíveis

Algumas vezes uma marca gruda em nossa mente de tal forma que não percebemos que deixamos de utilizar o nome real do produto para usar o da empresa. Chamamos achocolatado em pó de Nescau, esponja de aço de Bombril e detetive de Sherlock Holmes.

OPA! Pera aí! Sério que existem outros detetives além do de Baker Street? Sim, vem conhecer!

Harry Hole

Michael Fassbender foi escalado para viver Harry Hole na adaptação de “Snowman” nos cinemas

Protagonista de uma série de dez livros do norueguês Jo Nesbø, Harry Hole é um anti-herói legítimo. De acordo com seus superiores, Harry é o mais competente detetive da Polícia de Oslo e o pior funcionário público que eles já conheceram. Fumante, alcoólatra e averso a qualquer tipo de autoridade, Hole percorre as ruas de Oslo como um cavaleiro solitário, distribuindo a justiça ao seu modo. Às vezes suspenso e geralmente considerado um incômodo por seus empregadores, Harry é, no entanto, de certa forma venerado por seus colegas, porque ele é um bom policial, cujas normas morais elevadas e pronunciado senso de justiça muitas vezes o levam na direção certa.

Cormoran Strike

Tom Burke (The Musketeers) interpretará Cormoran Strike na adaptação televisiva da BBC para a série de livros

Cormoran Strike é o protagonista da série de livros policiais que J. K. Rowling escreve sob seu pseudônimo de Robert Galbraith. Strike é um veterano da guerra no Afeganistão e ex-investigador do governo britânico que foi dispensado do serviço militar depois de perder metade da perna em uma explosão. Quando volta para a Inglaterra, decide utilizar sua experiência para tornar-se um detetive particular. Quando o conhecemos em O Chamado do Cuco, Cormoran tem poucos clientes e muitas dívidas, inclusive com o pai, um famoso astro do rock que teve um caso mal sucedido com uma groupie. Rabugento, irônico, engraçado, leal: Cormoran é um Sherlock Holmes menos socialmente inapto, mas ainda peculiar.

Um adendo muito especial: Strike contrata Robin Ellacott no início da série como sua secretária. Originalmente, ela só trabalharia por uma semana, mas demonstra ser mais competente do que o esperado e acaba se tornando sua assistente nas investigações. Robin é uma garota do interior que se muda para Londres para morar com o namorado; a princípio, tem tudo para ser uma caricatura de menina inocente e deslumbrada com a cidade grande, mas demonstra ser uma mulher inteligente e de várias camadas de passado, de personalidade forte e que não se deixa intimidar.

Artur Veiga

Artur Veiga é o detetive encarregado do sinistro caso que se desenvolve no thriller O Sorriso da Hiena, do brasileiro Gustavo Ávila. Na trama recheada de jogos psicológicos, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. A proposta, porém, o coloca diante de um complexo dilema moral. Para saber se um homem é cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, um homem misterioso que assina apenas como David contacta o psicólogo e declara que planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no desenvolvimento delas.

É durante a investigação desses crimes que conhecemos Artur, um detetive cheio de singularidades graças à sua condição. Artur tem a Síndrome de Asperger, uma condição neurológica do espectro autista que o torna brilhante, mas peculiar, cheio de manias e causador de algumas risadas comprometedoras ao leitor, do tipo “sou uma pessoa ruim por ter rido disso?”.

Bill Hodges

O veterano Brendan Gleeson dará vida a Bill Hodges nos cinemas (Foto: Vince Talotta/Toronto Star/0

Bill Hodges é o protagonista de um trilogia de suspense (Mr. Mercedes, Achados e Perdidos e Último Turno) do mestre do terror, Stephen King. No começo de Mr. Mercedes, Bill Hodges é um aposentado detetive de polícia deprimido e alcoólatra, assombrado por seu fracasso para fechar um caso de assassinato em que oito pessoas foram mortas por um suspeito que dirigiu um Mercedes por cima de uma multidão de candidatos a emprego em uma feira. Depois de receber uma carta de um tal “Mr. Mercedes”, que fornece informações que apenas a polícia e o próprio assassino poderiam saber, Bill fica intrigado, se impulsiona para fora de sua depressão e inicia sua própria investigação.

Miss Marple e Hercule Poirot

É claro que a Rainha do Crime não poderia ficar de fora de uma lista como essas! Agatha Christie eternizou dois lendários investigadores: o metódico detetive belga Hercule Poirot, protagonista da maioria dos livros da escritora, dono de um inconfundível bigode e conhecido por preferir resolver os mistérios sentado em sua poltrona, com a ajuda da “massa cinzenta”; e a astuta velhinha Jane Marple, ou apenas Miss Marple, uma detetive amadora e solteirona que vivia no vilarejo fictício de St. Mary Mead e desvenda os mais intrincados mistérios baseando-se apenas em seu profundo conhecimento da natureza humana.

Você tem algum detetive favorito que ficou de fora da lista? Conta aqui nos comentários!

 

3 thoughts on “Para além de Sherlock Holmes: 6 detetives inesquecíveis”

  1. Oi Andressa Tudo ok?

    Desses detetives eu conhecia o Strike de “O chamado de Cuco”.Acredita que eu ja havia esquecido que esse era um outro pseudomio da J.K Rowling .
    Acho que fui uma das poucas pessoas que conheceu a escrita dela pelo “O chamado do Cuco” e não Harry Potter.

    Com certeza não podia faltar nessa lista Poirot e Jane Marple, os melhores detetives da melhor autora de romance policial.
    O meu detetive preferido de todos é o Poirot aliás.

    Outros detetives que eu gostava bastante era o trio Angela, Leo e Gino do Marcos Rey .Amava acompanhar as investigações deles, mas não se compara com os da sua lista.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

  2. Fiquei com muita vontade de ler o romance policial da J. K. Rowling. Por muito ignorância eu sempre achei que a sua carreira como escritora se restringia a saga Harry Potter. Parece que tenho andado enganado XD
    Ótimo post, vou dar uma olhada nas adaptações!

Deixe uma resposta