listas livros

4 livros para começar a ler Sherlock Holmes

Se vivo fosse em carne e osso, sir Arthur Conan Doyle hoje completaria 158 anos. Porém, quem entra para o hall da fama da literatura nunca, efetivamente, encontra descanso e exílio na morte. Para celebrar sua obra eterna e sua criatura prodígio, aqui vão 4 livros memoráveis para você começar a ler Sherlock Holmes.

Um Estudo em Vermelho (1887)

Publicado originalmente em 1887, Um Estudo em Vermelho chegou a ser considerado uma espécie de “livro do Gênesis” para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao voltar da guerra, o médico procura um lugar para morar em Londres; é quando conhece o excêntrico e genial consultor, com o objetivo de dividir com ele o apartamento da 221B Baker Street. O romance propõe um enigma terrível para a polícia, que pede auxílio ao detetive: um homem é encontrado morto e sem ferimentos, mas cercado por manchas de sangue. Em seu rosto, uma expressão de pavor.

Compre o livro

 

As Aventuras de Sherlock Holmes (1892)

Essa coletânea reúne os doze primeiros contos de Holmes, publicados originalmente entre julho de 1891 e junho de 1892 na revista britânica Strand Magazine. Entre esses estão algumas histórias bem conhecidas do mestre de Baker Street, como “A Liga dos Cabeças Vermelhas”, em que um mistério reside na contratação de Jabez Wilson para transcrever artigos da Enciclopédia Britânica somente pelo fato de ter cabelos ruivos; “Escândalo na Boêmia”, quando o Rei da Boêmia contrata Holmes para recuperar um retrato comprometedor que está em mãos de uma ex-amante, Irene Adler; e “A Banda Malhada”, em que a irmã de Helen Stoner morreu misteriosamente à noite em seu quarto e agora a própria Helen sente-se ameaçada pelo padrasto.

Compre o livro

 

As Memórias de Sherlock Holmes (1894)

Essa compilação traz onze contos publicados originalmente em 1894 também pela revista Strand Magazine. A coletânea também carrega algumas estrelas, como “Estrela de Prata”, em que o detetive é convocado a resolver o singular caso de desaparecimento do cavalo campeão de hipismo e do assassinato do treinador; “O Ritual Musgrave”, quando Holmes e Watson são chamados para desvendar o desaparecimento do mordomo de uma família tradicional; “O Intérprete Grego”, onde conhecemos Mycroft, o também brilhante irmão mais velho do detetive; e “O Problema Final”, em que Sherlock enfrenta sua nêmesis e maior bandido de toda a Europa, o Professor Moriarty.

Compre o livro

 

O Cão dos Baskerville (1902)

Nesse caso, Holmes e seu fiel parceiro Watson investigam a morte de Sir Charles Baskerville, um milionário inglês achado morto em um pântano próximo de seu lar. Reza a lenda que Charles havia sido assassinado por um cão que assombrava a região, conhecido por matar gerações da família Baskerville. Após a morte do milionário, seu sobrinho assumiria a mansão da família e o detetive mais famoso da história é então chamado para investigar o caso e descobrir se o futuro proprietário da mansão teria o mesmo destino de seus antepassados. Baseado em lendas locais sobre cães negros e fantasmas vingativos, esse é considerado um dos mais brilhantes casos do imbatível detetive de Baker Street.
Compre o livro

 

1 thought on “4 livros para começar a ler Sherlock Holmes”

Deixe uma resposta